Objetivo do Projeto
Este plano visa o aprofundamento de intervenções de caráter sociocomportamental que confiram às escolas o reforço de recursos humanos para a concretização de medidas centradas nestas dimensões essenciais para o sucesso e inclusão educativos, nomeadamente, o aperfeiçoamento de competências sociais, emocionais e de desenvolvimento pessoal e académico, o aprofundamento da relação entre escola e família e o envolvimento da comunidade na parceria para o sucesso.
O Plano de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário para o ano 2022/2023 assenta em 3 Medidas:
Medida 1 – APRENDER A CRESCER
Carla Maia (psicóloga) e Filipa Gonçalves (terapeuta da fala)
- Histórias para pensar e para sentir (alunos do EPE)
- Ações de promoção de competências pessoais, sociais e de cidadania (alunos do 1.º ciclo)
- Programa de promoção de consciência metalinguística (alunos do EPE)
- Programa de reeducação da leitura e da escrita (alunos com dificuldades de aprendizagem específicas)
- Programa de literacia nas crianças – Habiles (alunos 1.º ano)
- Sessões de preparação para a transição de ciclo (alunos em ano de transição do EPE para 1.º ano e do 4.º para o 5.º ano)
Medida 2 – DESENVOLVIMENTO DIGITAL DA ESCOLA
(direcionada a toda a comunidade escolar)
Miguel Oliveira (técnico de informática)
Medida 3 – REDES DE MENTORIA
Carla Maia (psicóloga) e Augusta Ribeiro (GIA)
- Projeto Redes de Mentoria: Somos Pro (alunos do ensino profissional)
- Projeto Redes de Mentoria: Mentoria por pares (alunos do ensino secundário dos cursos CH e 9.ºano)
- Projeto Redes de Mentoria: Pequenos Mentores (alunos do 1.ºSR, 2.ºCB, 5.º e 6.ºB)
- Projeto Redes de Mentoria: CATIVAR (alunos 5.º e 7.º anos)