Eco-escolas

O que é o Programa Eco-Escolas?

É um Programa vocacionado para a educação ambiental, para a sustentabilidade e para a cidadania, que a Fundação para a Educação Ambiental (FEE), implementa em vários países desde meados dos anos 90. Destina-se fundamentalmente às escolas do ensino básico (do 1º ao 3º ciclo) podendo no entanto ser adaptado e implementado noutros graus de ensino. Visa encorajar ações e reconhecer o trabalho desenvolvido pela Escola em benefício do ambiente. Implementado em Portugal desde 1996, pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), este programa pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.

O Programa está orientado para a implementação da Agenda 21 ao nível local, visando a aplicação de conceitos e ideias de educação e gestão ambiental à vida quotidiana da escola. As ações concretas desenvolvidas pelos alunos e por toda a comunidade educativa proporcionar-lhes-ão a tomada de consciência que simples atitudes individuais podem, no seu conjunto, melhorar o Ambiente global. Aos estudantes é-lhes dirigido o desafio de se habituarem a participar nos processos de decisão e a tomarem consciência da importância do ambiente no dia-a-dia da sua vida pessoal, familiar e comunitária.

O Programa procura igualmente, estimular a criação de parcerias locais entre a escola e as autarquias, procurando contribuir para um maior envolvimento e participação em todo o processo, dos municípios, empresas, órgãos de comunicação social, interessados em contribuir para o Desenvolvimento Sustentável.

É proposto à escola a adopção de uma metodologia de trabalho (constituída por 7 passos) que, articula atividades de exploração de diversos temas e contribua para uma melhoria global do ambiente da escola e da comunidade. Este esforço é reconhecido através da atribuição de uma Bandeira Verde, que certifica a existência, na escola, de uma educação ambiental coerente e de qualidade.

Metodologia do Programa

A implementação do Programa Eco-Escolas pressupõe uma metodologia de 7 passos:

1. Formalização de um Conselho Eco-Escola (grupo de trabalho com representação dos alunos em maioria, professores, funcionários, pais, município e outros elementos da comunidade, que sugere, discute e avalia o plano de atividades).

2. Realização de uma Auditoria Ambiental (ferramenta de diagnóstico do estado ambiental da escola e que permite uma verificação da evolução ao longo do tempo).

3. Plano de Ação (planificação/previsão das atividades nos temas-base ÁguaResíduos e Energia e num dos temas do ano 2016/2017 – Alimentação Saudável e Sustentável).

4. Monitorização e Avaliação (análise dos indicadores de avaliação das atividades do plano de ação; criação de brigadas verdes para monitorização das ações da comunidade escolar).

5. Trabalho Curricular (as atividades Eco-Escolas poderão ser integradas em várias disciplinas).

6. Informação e Envolvimento da Escola e da Comunidade Local (divulgação do programa na escola e na comunidade e articulação com outras entidades).

7. Eco-Código (conjunto de frases elaborado pelos alunos da escola, que traduzam o código de conduta/regulamento ambiental da escola).