O que é o Programa Eco-Escolas?

É um Programa vocacionado para a educação ambiental, para a sustentabilidade e para a cidadania, que a Fundação para a Educação Ambiental (FEE), implementa em vários países desde meados dos anos 90. Destina-se fundamentalmente às escolas do ensino básico (do 1º ao 3º ciclo) podendo no entanto ser adaptado e implementado noutros graus de ensino. Visa encorajar ações e reconhecer o trabalho desenvolvido pela Escola em benefício do ambiente. Implementado em Portugal desde 1996, pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), este programa pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.

O Programa está orientado para a implementação da Agenda 21 ao nível local, visando a aplicação de conceitos e ideias de educação e gestão ambiental à vida quotidiana da escola. As ações concretas desenvolvidas pelos alunos e por toda a comunidade educativa proporcionar-lhes-ão a tomada de consciência que simples atitudes individuais podem, no seu conjunto, melhorar o Ambiente global. Aos estudantes é-lhes dirigido o desafio de se habituarem a participar nos processos de decisão e a tomarem consciência da importância do ambiente no dia-a-dia da sua vida pessoal, familiar e comunitária.

O Programa procura igualmente, estimular a criação de parcerias locais entre a escola e as autarquias, procurando contribuir para um maior envolvimento e participação em todo o processo, dos municípios, empresas, órgãos de comunicação social, interessados em contribuir para o Desenvolvimento Sustentável.
É proposto à escola a adopção de uma metodologia de trabalho (constituída por 7 passos) que, articula atividades de exploração de diversos temas e contribua para uma melhoria global do ambiente da escola e da comunidade. Este esforço é reconhecido através da atribuição de uma Bandeira Verde, que certifica a existência, na escola, de uma educação ambiental coerente e de qualidade.

 
Metodologia do Programa

A implementação do Programa Eco-Escolas pressupõe uma metodologia de 7 passos:

1. Formalização de um Conselho Eco-Escola (grupo de trabalho com representação dos alunos em maioria, professores, funcionários, pais, município e outros elementos da comunidade, que sugere, discute e avalia o plano de atividades).~

2. Realização de uma Auditoria Ambiental (ferramenta de diagnóstico do estado ambiental da escola e que permite uma verificação da evolução ao longo do tempo).

3. Plano de Ação (planificação/previsão das atividades nos temas-base ÁguaResíduos e Energia e num dos temas do ano 2016/2017 – Alimentação Saudável e Sustentável).

4. Monitorização e Avaliação (análise dos indicadores de avaliação das atividades do plano de ação; criação de brigadas verdes para monitorização das ações da comunidade escolar).

5. Trabalho Curricular (as atividades Eco-Escolas poderão ser integradas em várias disciplinas).

6. Informação e Envolvimento da Escola e da Comunidade Local (divulgação do programa na escola e na comunidade e articulação com outras entidades).

7. Eco-Código (conjunto de frases elaborado pelos alunos da escola, que traduzam o código de conduta/regulamento ambiental da escola).

 

Somos um Eco Agrupamento

O Agrupamento de Escolas Santos Simões tem vindo a apostar na vertente de Educação para a Sustentabilidade, através do desenvolvimento da metodologia dos 7 passos do Programa Eco-
Escolas e da criação de parcerias locais, nomeadamente com o Laboratório da Paisagem do Município do Guimarães.

O Programa Eco-Escolas é um programa internacional de Educação para o Desenvolvimento Sustentável, que está orientado para a implementação da Agenda 2030 ao nível local, visando a aplicação de conceitos e de ideias de educação e gestão ambiental à vida quotidiana da escola, encorajando ações, reconhecendo e premiando o trabalho desenvolvido pela escola na melhoria do seu desempenho ambiental e na sensibilização da comunidade.

No ano letivo 2021/ 2022, todas as 6 escolas do Agrupamento implementaram o Programa Eco-Escolas, trabalhando para que os alunos, os professores e restante comunidade se envolvessem na definição e na implementação dos planos de ação. Assim, a qualidade do trabalho desenvolvido neste âmbito foi reconhecida e validada com a atribuição simbólica do galardão Eco-Escolas a todas as escolas do Agrupamento que, pela primeira vez, obteve a distinção de Eco Agrupamento.

A EB Cruz de Argola já implementa este Programa desde o ano letivo 2002/2003 e soma 18 Bandeiras Verdes. A escola sede implementa ininterruptamente o Programa desde o ano letivo 2015/ 2016 e já foi galardoada 6 vezes. A EB de Serzedo recebeu este ano o 3.º galardão. As
EB de Infantas, de Monte Largo e de São Romão, que implementaram o Programa pela primeira vez, também conquistaram as suas Bandeiras Verdes relativas ao ano letivo 2021/2022.

No ano letivo 2022/ 2023, todas as escolas implementaram o Programa, mas ainda aguardam a decisão da ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa) sobre a obtenção do galardão correspondente.
Esperamos poder continuar a contar com o contributo de todos os alunos e restantes elementos da comunidade educativa na melhoraria do seu desempenho ambiental e das escolas do Agrupamento.

Obrigado e parabéns à nossa comunidade educativa por ter contribuído para sermos um Eco Agrupamento!