OBJETIVOS:
FUNCIONAMENTO DO GATIL
Recolha de animais – A recolha dos animais presentes no Gatil foi efetuada na zona da antiga Escola da Veiga e em outros pontos da cidade de Guimarães onde existiam colónias.
Tratamento veterinário – Antes da sua entrada no espaço físico do Gatil todos os animais passaram por uma consulta veterinária para verificar a sua condição de saúde e viabilidade de os incluir num espaço onde estarão em contacto com crianças, dando-se especial atenção à avaliação do seu comportamento e carácter. Procede-se à laqueação das fêmeas e castração dos machos, bem como à sua desparasitação interna e externa.
Funcionamento – O funcionamento diário do Gatil compreende diversas atividades nas quais todos podem colaborar. Estas consistem na limpeza e desinfeção do Gatil, permitindo que este seja um espaço sempre limpo e com as condições de higiene necessárias à sua condição de espaço de convívio de alunos, na alimentação dos cerca de 30 animais que habitam o espaço nos sítios para esta destinados e na administração de medicação aos animais que dela necessitem.
Atividades no Gatil – As atividades com os alunos incluem a interação com os animais e o seu tratamento. Os alunos deslocam-se ao Gatil sempre em grupo e acompanhados por um adulto e lá podem contribuir para o seu tratamento, ajudando na alimentação e medicação ou apenas brincar com os animais. O apadrinhamento de animais pode fazer-se por turma ou a título individual, apostando-se mais na primeira opção, uma vez que o número de animais é limitado. A adoção de animais é também possível, havendo já 4 casos de adoção por entre os alunos e professores da Escola.