O Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) é uma unidade especializada de apoio educativo que visa apoiar a comunidade educativa na promoção do sucesso escolar. De acordo com o Decreto-Lei nº190/91 de 17 de maio, este serviço atua em três áreas específicas:
1. Apoio psicopedagógico
2. Orientação Escolar e Profissional
3. Apoio ao desenvolvimento das relações na comunidade educativa
Dra. Alice Santos, Psicóloga Escolar
Dra. Carla Maia, Psicóloga Escolar
Contactos
spo_alice.santos@santossimoes.edu.pt
carla.maia@santossimoes.edu.pt
Telefone: 253 439 090
No sentido de otimizar o funcionamento dos serviços, é estabelecido um sistema de priorização dos casos sinalizados, que define e operacionaliza as áreas de intervenção do SPO. De acordo com o artigo 8º do Regimento Interno deste serviço o sistema de priorização das situações identificadas carateriza-se da seguinte forma:
1.ª Situações que envolvem risco, perigo ou urgência;
2.ª Alunos identificados ao abrigo do DL 54/2018, cuja medida de suporte à aprendizagem e inclusão seja no âmbito da intervenção dos SPO;
3.ª Alunos com dificuldades de aprendizagem ou relacionadas com o contexto escolar (problemas de comportamento ou indisciplina, desmotivação académica, bullying, ansiedade de desempenho);
4.ª Orientação vocacional e situações de reorientação dos percursos formativos;
5.ª Alunos que apresentem perturbação emocional com impacto significativo na aprendizagem e cuja intervenção se coadune com o espaço escolar.
Apoio psicopedagógico – atividades que visam contribuir para o desenvolvimento integral do aluno, intervindo a nível psicológico e psicopedagógico ao longo do seu percurso escolar, nomeadamente:
a) Participar na identificação e análise das causas de insucesso escolar e apoiar ou propor o desenho, a implementação e a avaliação de intervenções alargadas com vista à promoção do desenvolvimento global dos alunos;
b) Proceder à avaliação global de situações relacionadas com o desenvolvimento, aprendizagem e comportamento, através de processos de avaliação psicológica e psicopedagógica;
c) Colaborar com a Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI), na avaliação e na intervenção multidisciplinar, bem como na proposta de medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão e na implementação do trabalho colaborativo com demais agentes educativos;
d) Desenvolver ações de intervenção direta e indireta, em grupo ou individual de reforço de competências cognitivas, emocionais, sociais e intrapessoais.
Orientação escolar e profissional – atividades que visam capacitar os alunos a identificar as suas capacidades, competências e interesses, a tomarem decisões em matéria de educação, formação e emprego e a gerirem o seu percurso individual no ensino e no trabalho, designadamente:
a) Apoiar os alunos no processo de desenvolvimento da sua identidade, autonomia na pesquisa de informação e aquisição de competências de gestão de carreira, através da implementação de programas estruturados de intervenção na carreira;
b) Realizar ações de informação sobre o sistema educativo e formativo sobre a oferta existente a nível nacional e comunitário;
c) Colaborar na organização e no acompanhamento de visitas de estudo e atividades de exploração do mercado de trabalho;
d) Preparar as transições ao longo do percurso educativo e profissional, em colaboração com outras entidades e agentes educativos da comunidade;
e) Dinamizar ações de informação e sensibilização dos pais e encarregados de educação e da comunidade em geral, sobre aspetos inerentes a tomadas de decisão de carreira.
Apoio ao desenvolvimento de sistemas de relações da comunidade educativa – ações que visam mobilizar os diversos agentes educativos, entidades e serviços da comunidade com vista ao desenvolvimento e melhoria das respostas educativas, tais como:
a) Colaborar, na sua área de especialidade, com os órgãos de administração e gestão, bem como com o Conselho Pedagógico do Agrupamento;
b) Colaborar e intervir em ações destinadas a prevenir o abandono precoce e absentismo;
c) Colaborar em ações comunitárias destinadas a promover a saúde mental e o bem-estar, nomeadamente através da elaboração de projetos, articulando com instituições da comunidade e da organização de ações dirigidas a diferentes intervenientes educativos;
d) Colaborar com a equipa multidisciplinar do Gabinete de Apoio ao Informação ao Aluno (GIA), com a Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI) e Projeto de Educação para a Saúde (PES) e outras parcerias comunitárias estabelecidas anualmente.
E com o término do primeiro semestre a expectativa é que os nossos educandos atinjam o sucesso escolar! A #DicasdaPSI do mês de fevereiro partilha algumas sugestões para que os pais e encarregados de educação possam apoiar os seus educandos a alcançar os seus objetivos.
Todos nós já nos sentimos ansiosos. É normal preocuparmo-nos e sentirmo-nos nervosos de vez em quando, perante determinadas situaçõesdesconhecidas ou desafiantes. Mas quando essas preocupações começam a controlar a nossa vida, temos dificuldade em fazer a nossa vida do dia-a-dia e em sentirmo-nos felizes. A ansiedade é, muitas vezes, referida pelas crianças e adolescentes como um “bloqueador” que interfere com o bem-estar e o rendimento. Assim, no mês de abril deixamos algumas dicas para pais e educadores sobre como ajudar os nossos filhos a lidar melhor com a ansiedade.
Neste mês de maio recordamos a importância dos pais e educadores na tomada de decisão vocacional, que para muitos se aproxima com o fim de mais um ano letivo. Os pais têm um papel fundamental na construção dos projetos de vida dos filhos, pelo que salientamos um conjunto de ideias facilitadoras na preparação dos filhos para fazerem face às opções educativas e formativas.