Visita de Estudo ao Porto

No dia 19 de dezembro realizou-se a visita de estudo ao Porto destinada aos alunos do 11º ano de escolaridade, no âmbito das disciplinas de Geografia A, História A e História da Cultura e das Artes. Da parte da manhã, visitamos na Casa de Serralves, a exposição “Signos e Figuração” do artista catalão Joan Miró, um dos mais destacados representantes do Surrealismo.

Da parte da tarde, fomos ao Mercado do Bolhão, um dos mercados mais emblemáticos da cidade do Porto, de arquitetura neoclássica, que remonta a 1839 e que sofreu uma reabilitação profunda para acolher os comerciantes, clientes e visitantes. Aí, os alunos de Geografia A tiveram oportunidade de entrevistar alguns dos vendedores para saber a sua opinião sobre as obras no Mercado e o seu impacto a nível comercial.

Percorremos as ruas do Centro, desde os Clérigos à Rua de Santa Catarina para os alunos percecionarem diferentes malhas urbanas e a arquitetura urbanística da cidade, onde sentimos a vida portuense e a alma nas suas ruas, casas e gentes.

Seguimos para a zona da Ribeira, onde apreciamos a Arquitetura do Ferro no Mercado Ferreira Borges e nas pontes D. Luís I e D. Maria Pia e onde visitamos a Igreja de São Francisco, que se destacou pela sua magnífica decoração artística barroca (nacional e joanina) e rococó, percorremos as catacumbas que abrigam um impressionante ossário dos irmãos franciscanos e de famílias nobres portuenses.

Terminamos a nossa jornada numa esplanada com vista para o Douro onde saboreamos a “Delícia do Porto”, um doce de forma peculiar, em coração, que pretende evocar o momento em que D. Pedro IV doou o seu coração à cidade do Porto como forma de agradecimento pela lealdade do povo da cidade à causa liberal com um barco rabelo de chocolate, embarcação típica do Rio Douro que transportava as pipas de Vinho do Porto do Alto Douro, onde as vinhas se localizam, até Vila Nova de Gaia – Porto, onde o vinho era armazenado e, posteriormente, comercializado e enviado para outros países.

Foi visível no rosto dos alunos e nos seus comentários o entusiasmo por terem presenciado ao vivo vários conteúdos das disciplinas envolvidas na visita. Foi um dia de verdadeira aprendizagem, convívio e inclusão.

 

Agrupamento de Escolas Santos Simões 2022