Sessão Nacional do Ensino Secundário do Parlamento dos Jovens

 Nos dias 30 e 31 de maio realizou-se a Sessão Nacional do Ensino Secundário do Parlamento dos Jovens, na Assembleia da República, em Lisboa, subordinado ao tema: “O impacto da desinformação na democracia”. O nosso agrupamento esteve representado pelas alunas Sofia Machado, do 10C e Beatriz Salgado, do 10D, na categoria de deputadas e pelo aluno Luís Lemos, do 10A, na função de jornalista.

Ao início da tarde do dia 30, os jovens deputados dos vários círculos eleitorais do país estiveram reunidos em quatro comissões para debater, na generalidade e na especialidade, os Projetos de Recomendação aprovados nas sessões distritais, sob orientação de dois Deputados/as da Assembleia da República. Simultaneamente, os professores tiveram uma visita guiada ao Palácio de São Bento, outrora Mosteiro de São Bento da Saúde, da ordem beneditina, percorrendo todos os espaços da atual casa da democracia: Escadaria Nobre; Sala do Senado; Salão Nobre; Sala dos Passos Perdidos; Sala das Sessões e Sala D. Maria. De seguida, na Sala do Senado, todos os presentes assistiram a um momento musical único, com recriações de clássicos de filmes de animação. Um espetáculo!!!

Na manhã do dia 31, deu-se a Abertura solene da Sessão Plenária por Augusto Santos Silva, Presidente da Assembleia da República, com intervenções de Ana Catarina Mendes, Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares e do deputado Alexandre Quintanilha, Presidente da Comissão de Educação e Ciência. Seguidamente, houve um período de perguntas aos/às Deputados/as da Assembleia da República e realizou-se o Debate da Recomendação sobre o tema. Na parte final da tarde concluiu-se o debate e procedeu-se à votação final global da Recomendação. O encerramento da Sessão Nacional do Ensino Secundário do Parlamento dos Jovens ficou a cargo do deputado Eduardo Alves, Coordenador do Grupo de Trabalho do Parlamento dos Jovens, da Comissão de Educação e Ciência.

As nossas deputadas e jornalista viveram uma experiência fantástica, de cidadania ativa, participativa, de espírito democrático. Parabéns a todos pela dedicação e comprometimento demonstrados ao longo do projeto.”

Agrupamento de Escolas Santos Simões 2022