Visita de Estudo do 6.ºano ao Centro de Ciência Viva e Nau Quinhentista

No passado dia 11 de maio, os alunos das turmas do 6º ano visitaram a Alfândega Régia, o Museu de Construção Naval, a réplica de uma Nau Quinhentista, e ainda o Centro de Ciência Viva, na cidade de Vila do Conde.

Os alunos tiveram a possibilidade de conhecer os espaços que constituíam uma nau quinhentista bem como as diferentes personagens que faziam parte da tripulação. Foi uma verdadeira viagem no tempo!

Nos espaços museológicos, os alunos aprenderam mais sobre as técnicas de construção naval, comparando diferentes maquetas de embarcações dos Descobrimentos. Observaram, também, os principais produtos que eram transacionados na época.

No Centro de Ciência Viva os alunos visitaram uma exposição permanente sobre “a água no corpo humano: sangue”, que inclui vários módulos interativos onde foram explorados conceitos da área das Ciências Naturais, nomeadamente o sistema cardiovascular e tópicos da alimentação saudável, o que constituiu uma verdadeira revisão da matéria dada, referente ao corpo humano. Visitaram o “aquário”, habitat de várias espécies animais da nossa costa, observando o cardume constituído por robalos, sargos e tainhas, além de outros animais de fundo, como os ouriços-do-mar, e as estrelas. Realizaram também algumas atividades práticas que permitiram de uma forma lúdica e experimental ampliar conhecimentos de outras áreas do saber.

O almoço-piquenique decorreu nos jardins verdejantes do Centro de Memória, que possibilitou o convívio ao ar livre entre todos os participantes, fruindo da beleza da paisagem.