SPO - Serviço de Psicologia e Orientação

  • Domínios de Intervenção

Apoio psicopedagógico – atividades que visam contribuir para o desenvolvimento integral do aluno, intervindo a nível psicológico e psicopedagógico ao longo do seu percurso escolar, nomeadamente:
a) Participar na identificação e análise das causas de insucesso escolar e apoiar ou propor o desenho, a implementação e a avaliação de intervenções alargadas com vista à promoção do desenvolvimento global dos alunos;

b) Proceder à avaliação global de situações relacionadas com o desenvolvimento, aprendizagem e comportamento, através de processos de avaliação psicológica e psicopedagógica;

c) Colaborar com a Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI), na avaliação e na intervenção multidisciplinar, bem como na proposta de medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão e na implementação do trabalho colaborativo com demais agentes educativos;

d) Desenvolver ações de intervenção direta e indireta, em grupo ou individual de reforço de competências cognitivas, emocionais, sociais e intrapessoais.

Orientação escolar e profissional – atividades que visam capacitar os alunos a identificar as suas capacidades, competências e interesses, a tomarem decisões em matéria de educação, formação e emprego e a gerirem o seu percurso individual no ensino e no trabalho, designadamente:

a) Apoiar os alunos no processo de desenvolvimento da sua identidade, autonomia na pesquisa de informação e aquisição de competências de gestão de carreira, através da implementação de programas estruturados de intervenção na carreira;
b) Realizar ações de informação sobre o sistema educativo e formativo sobre a oferta existente a nível nacional e comunitário;
c) Colaborar na organização e no acompanhamento de visitas de estudo e atividades de exploração do mercado de trabalho;
d) Preparar as transições ao longo do percurso educativo e profissional, em colaboração com outras entidades e agentes educativos da comunidade;
e) Dinamizar ações de informação e sensibilização dos pais e encarregados de educação e da comunidade em geral, sobre aspetos inerentes a tomadas de decisão de carreira.

Apoio ao desenvolvimento de sistemas de relações da comunidade educativa – ações que visam mobilizar os diversos agentes educativos, entidades e serviços da comunidade com vista ao desenvolvimento e melhoria das respostas educativas, tais como:

a) Colaborar, na sua área de especialidade, com os órgãos de administração e gestão, bem como com o Conselho Pedagógico do Agrupamento;
b) Colaborar e intervir em ações destinadas a prevenir o abandono precoce e absentismo;
c) Colaborar em ações comunitárias destinadas a promover a saúde mental e o bem-estar, nomeadamente através da elaboração de projetos, articulando com instituições da comunidade e da organização de ações dirigidas a diferentes intervenientes educativos;
d) Colaborar com a equipa multidisciplinar do Gabinete de Apoio ao Informação ao Aluno (GIA), com a Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI) e Projeto de Educação para a Saúde (PES) e outras parcerias comunitárias estabelecidas anualmente.

 

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