Seminário Bilateral eTwinning Portugal – Espanha

Nos dias 24, 25 e 26 de novembro, a docente do nosso Agrupamento, Carla Oliveira participou no “Seminário Bilateral eTwinning Portugal-Espanha”, que decorreu em Guimarães.
Este evento contou com a presença de vários participantes quer de Espanha, quer de Portugal, com vista ao desenvolvimento de parcerias e projetos comuns. 

Ao longo do Seminário foram abordados vários temas, como o papel da neurociência para otimização da aprendizagem.
O dia 25 de manhã, foi dedicado a vários Workshops subordinados a vários temas: Workshop 1 – A plataforma ESEP/eTwinning; Workshop 2 – Ferramentas Digitais que promovem o trabalho colaborativo; Workshop 3 – O nosso futuro belo e sustentável: as escolas e o novo Bauhaus Europeu – propostas para implementação em projetos eTwinning.  Da parte da tarde, foi apresentado o painel de discussão “O nosso Futuro Belo, Sustentável e Juntos: As escolas e o novo Bauhaus Europeu. Procedeu-se também à partilha de práticas e projetos desenvolvidos em Espanha e Portugal.
No dia 26, foi apresentada a sessão: Desafios Educativos em Portugal e Espanha que se mostrou também bastante enriquecedora e permitiu conhecer a realidade de dois países distintos.
Este seminário revelou-se muito interessante, pois permitiu a oportunidade de conhecer a  nova plataforma ESEP- European School Education Platform, experimentar os seus recursos e como os usar para os projetos eTwinning, permitiu ainda, o contacto com docentes de outras escolas portuguesas e internacionais, o conhecimento de novas ferramentas TIC, a aprendizagem de novas formas de dinamizar o trabalho na sala de aula, conhecer novos contactos para projetos eTwinning no futuro, e permitiu adquirir uma maior consciência da importância da internacionalização das nossas escolas.

Agrupamento de Escolas Santos Simões 2022