Semana da Saúde

Ao longo da Semana da Saúde foram vários os profissionais de saúde humana e animal que vieram à biblioteca escolar. O espaço foi decorado procurando algum glamour e um ambiente intimista e acolhedor. Os palestrantes convidados proferiram as suas palestras com o objetivo primordial de promover a saúde, informando e esclarecendo dúvidas sobre “como cuidar da saúde de cada um e de todos”.

 As diversas temáticas fizeram parte da componente prática das Provas de Aptidão Profissional (PAP) dos alunos do 12º ano, do Curso Profissional Técnico Auxiliar de Farmácia, em articulação com o Projeto de Educação para a Saúde (PES).

 Os palestrantes convidados foram de excelente nível e, num discurso apelativo, conseguiram captar e prender a atenção de todos os presentes.

Desde as “Doenças Cardiovasculares”, “Lanches Saudáveis”, “Doenças Crónicas” (testemunhos reais de dois colegas Francisco Oliveira e Fátima Silva), “Saúde e Bem-estar Animal”, passando pelos “Riscos e Benefícios dos Suplementos Alimentares”, “Cuidados a Ter com a Pele para a Prevenção de Cancro” – palestra e jogo da Glória, culminando na “Gestão de Conflitos e Trabalho em Equipa”, todos foram exímios.

Realizaram-se ainda workshops de rastreio e de fabrico de produtos de dermocosmética natural, dinamizados pelos alunos do referido curso, sob o olhar atento das suas orientadoras. Para tal, foi criado um espaço onde os alunos rastrearam a glicemia, a tensão arterial e o índice de massa corporal, com o objetivo da  deteção e prevenção de algumas doenças mais comuns em Portugal e no Mundo.

Durante a semana não faltou o valioso contributo da professora Helena Salazar, dos assistentes operacionais Dº Assunção, Sr. Augusto e Sr. Ribeiro, bem como de alguns alunos do Curso Profissional de Audiovisuais dos 11º e 12º anos.

Estão de parabéns os alunos que se empenharam ao máximo para que esta semana fosse um sucesso, bem como as suas orientadoras que os apoiaram incondicionalmente, a saber as professoras Lucília Cardoso, Teresa Rachinhas, Carminda Peixoto, Elsa Fernandes, Cristina Sá e Fátima Silva.

Nada foi descurado o glamour, a cordialidade, a educação e o lanchinho servido no final de cada sessão.

Esperamos ter contribuído para aumentar a literacia em saúde de toda a comunidade escolar envolvida.