Receção Erasmus+ “Small Steps to a big goal – what can I do for Earth?”

Na semana de 28 de novembro a 2 de dezembro, o nosso Agrupamento acolheu mais um grupo de parceiros da Croácia, da Polónia, da Roménia e da Turquia, concretizando, assim, a quarta mobilidade no âmbito do projeto Erasmus+ “Small steps to a big goal – What can I for Earth?”.
Neste intercâmbio europeu, 16 alunas do nosso Agrupamento, que frequentam o 6.º, o 8.º e o 9.º ano, foram as anfitriãs das 16 alunas oriundas dos países parceiros, que vieram acompanhadas por 8 professores.
O jantar partilhado, realizado no primeiro dia, permitiu estabelecer uma maior conexão entre os participantes e facilitou a integração das alunas parceiras nas respetivas famílias de acolhimento.
Durante esta semana de trabalhos, que teve como tema principal “a guerra aos plásticos”, cada equipa apresentou às demais as boas práticas que as suas escolas têm vindo a implementar e divulgou os seus “small steps to beat plastic”. Com o mesmo mote, ainda foram realizados workshops na Escola sede, na EB Cruz de Argola e no Laboratório da Paisagem, onde os respetivos monitores apresentaram o projeto “Aqualastic” e deram a conhecer, em linhas gerais, o que a referida associação e o Município de Guimarães têm vindo a fazer pelo ambiente e pela educação ambiental, o que foi reforçado pela Vice-Presidente do Município, Dra. Adelina Pinto, aquando da receção nos Paços do Concelho.
A comitiva do nosso Agrupamento, ainda, proporcionou a todos os participantes diversas atividades de carácter cultural e recreativo, durante as visitas às cidades de Guimarães, de Braga e do Porto, com o objetivo de dar a conhecer o património, a gastronomia e as tradições da nossa região, com especial destaque para as festas Nicolinas.
Este intercâmbio, que teve um impacto muito positivo em todos os participantes, não teria sido possível sem a inestimável colaboração das famílias das nossas alunas anfitriãs.
Um bem-haja a todos os que contribuíram para o sucesso desta mobilidade!

Agrupamento de Escolas Santos Simões 2022