Palestra “Voluntariado”

No âmbito de Cidadania e Desenvolvimento, decorreu no dia 13 de dezembro, no anfiteatro da Escola Básica e Secundária Santos Simões, uma palestra sobre o tema “Voluntariado”, proferida por Patrícia Vilas Boas e Susana Falcão, da Associação SOPRO. Esta atividade foi dinamizada pela docente Sara Silva e contou com a presença das turmas do 12A, 12B, 12C e 12D, que tiveram oportunidade de conhecer a dinâmica do voluntariado e possíveis projetos em que se poderão envolver a nível local, europeu e internacional.

Paralelamente, foi abordada a iniciativa do “Apadrinhamento de uma Criança Moçambicana”, que se encontra a decorrer nestas quatro turmas. Os respetivos diretores de turma, aproveitam para congratular os seus alunos, futuros padrinhos, pelo altruísmo e generosidade do seu contributo, permitindo que crianças moçambicanas venham a ter acesso à educação, que, de outra forma, não seria possível. Durante um ano letivo, assegura-se a frequência da escola por parte de crianças da cidade da Beira, na província de Sofala, em Moçambique.

Com esta iniciativa, procura-se ir ao encontro de um dos objetivos de Cidadania e Desenvolvimento: educar os jovens para a solidariedade e conscientizá-los de que “Pequenos Gestos Mudam o Mundo”.

Agrupamento de Escolas Santos Simões 2022