Observação astronómica

Foi promovida uma atividade de “Observação Astronómica” no final da tarde/início da noite do dia 24 de novembro (sexta-feira) das 18:15h até às 20h, em que participaram alunos do agrupamento e familiares.

A atividade decorreu na entrada da escola, e consistiu na visualização dos astros possíveis de visualizar, com o auxílio de telescópios e com o apoio do Clube de Astronomia da Escola Secundária das Caldas das Taipas.

Os presentes conseguiram visualizar com um elevado detalhe a superfície da Lua, vendo as crateras e outras características como os Mares; conseguiram observar Júpiter, que é o maior planeta do nosso sistema solar, vendo as suas principais bandas e as suas maiores luas, Io, Europa, Ganimedes e Calisto; conseguiram observar Saturno e os seus magníficos anéis. Também  foram observadas estrelas e, com o apoio da aplicação “Stellarium”, no smartphone, foi possível observar algumas constelações.

A atividade teve como objetivo a promoção/reforço da relação escola-família, o reforço da importância da observação cuidada e sustentada em conhecimento e a promoção de momentos de desenvolvimento de competências e de ligação dos conteúdos curriculares à realidade do dia-a-dia.

Agrupamento de Escolas Santos Simões 2023