Gatil Simãozinho – outubro: mês dedicado ao animal

     No mês de outubro, mês dedicado à causa animal, o Gatil Simãozinho, representado pela sua coordenadora, professora Luísa Veiga, esteve em todos os jardins de infância e escolas do 1.º CEB do nosso agrupamento. Visitou, também, o jardim de infância da Sra. da Conceição, acompanhada pela Dra. Cristina Fraga, veterinária da Kivet, loja Kiwoko do Espaço Guimarães.
     A acompanhá-la foram dois gatinhos bebés, (estes abandonados no recinto escolar), uma doçura de bichanos que fizeram as delícias de todas as crianças. Com eles, alertou para a problemática do abandono de animais, todos os que são lançados nas ruas, explicando aos mais pequenos que “estes sentem como nós… o frio,… a fome,… o desconforto,… o abandono “.
     Convidou as crianças para integrarem o grupo “Amigos dos animais“, sendo muitas as que aceitaram o desafio proposto “proteger todos os animais, não lhes estragar o seu habitat, não lhes fazer mal, até mesmo as lagartixas e os caracóis que se passeiam no recinto escolar“.
     O Gatil Simãozinho foi agraciado com ração, areia e pâtés, gesto que emocionou a professora Luísa Veiga, que agradeceu as inúmeras iniciativas em prol do Simãozinho, bem como os donativos em dinheiro para custear as despesas na Clínica JorgeVet, nomeadamente, às docentes Célia Fernandes e Margarida Fraga que puseram em prática os seus dotes de costura e croché, à turma do 6.º B que realizou a Feira do Halloween, à equipa PES que realizou o Lanche Solidário e à Associação de Estudantes do ano anterior que entregou o dinheiro restante das suas atividades ao Gatil, um gesto e louvável atitude de solidariedade e cidadania, consignados no Projeto Educativo.
    Agradece-se, ainda, à professora Luísa Malheiro, do Colégio de N.ª Sra. da Conceição, ao senhor Cunha das Trinas, ao senhor Alberto Lopes da empresa Arcol, ao infantário da Sra. da Conceição, aos alunos, João Francisco e Duarte Pinto, que estiveram na loja Kiwoko, numa campanha de angariação de bens, a todos os assistentes operacionais e todos os docentes que junto dos seus discentes os sensibilizaram para apoiar o Gatil.
     Obrigado a todos por ajudarem o Simãozinho na defesa destes seres indefesos, que não têm voz e que nos dão tanto!
 

Agrupamento de Escolas Santos Simões 2022