Mobilidade Erasmus+ a Rădăuți (Roménia)

Na semana de 24 a 30 de Setembro, as alunas Fernanda Lopes, Joana Azevedo, Lia Carvalho e Matilde Ribeiro, do 9.º ano, acompanhadas pelas professoras Filomena Costa e Liliana Martins, deslocaram-se à cidade de Rădăuți, na Roménia, para participar numa mobilidade internacional integrada no projeto Erasmus+ “Small steps to a big goal – What can I for Earth?”,

No âmbito da referida mobilidade, alunos e professores de 5 escolas parceiras da Croácia, da Polónia, de Portugal, da Roménia e da Turquia, usufruíram de diversos momentos de partilha de boas práticas e participaram em alguns workshops realizados na escola anfitriã e em diversas atividades relacionadas com a sustentabilidade ambiental, nomeadamente a visita à Faculdade de Silvicultura de Suceava, o percurso pedestre até à cascata Bursuc, a plantação de espécies autóctones e a visita a uma reserva natural de javalis. Ainda visitaram alguns locais de interesse histórico e patrimonial da região, como a Fortaleza de Suceava e o Mosteiro de Putna.

Na opinião das 4 alunas, esta semana de intercâmbio e de aprendizagem foi um marco importante nos seus percursos escolares. No regresso a casa, já manifestavam o desejo de serem excelentes anfitriãs na próxima mobilidade, que irá decorrer em Guimarães com organização do nosso Agrupamento. Esperam, assim, poder retribuir a experiência incrível que lhes foi proporcionada pelos parceiros da Roménia.

Agrupamento de Escolas Santos Simões 2022