Erasmus + KA229

"UNESCO Culture Ambassadors"

A par de outros projetos de Erasmus+, o Agrupamento de Escolas Santos Simões está envolvido no projeto “Unesco Cultural Ambassadors”, que conta com a participação de escolas da Eslováquia, Espanha, Lituânia e Turquia, destinado a alunos dos 15 aos 16 anos.

O projeto tem como principal objetivo o conhecimento do património material e imaterial dos países parceiros, tais como: tradições, contos e lendas, gastronomia, música, dança, artesanato, festas e romarias, indo ao encontro de um dos objetivos educacionais da União Europeia, “criar indivíduos com uma herança cultural comum” e, desta forma, perpetuar e proteger o património da humanidade.

Para a concretização destes objetivos foram dinamizadas diversas atividades: roteiros lugares considerados património mundial das cidades de Guimarães, Braga e Porto; exposições; jantar partilhado com a participação de pais, alunos, pessoal docente e não docente; apresentações de trabalhos sobre as escolas, cidades e países, recorrendo a ferramentas Web2.0.

Para além dos objetivos específicos elencados, este projeto procura cumprir o mais importante objetivo estabelecido no início do programa Erasmus+, o de assumir um papel ativo na democracia e cooperação europeias, promovendo o respeito, a tolerância, a compreensão e a solidariedade, lutando contra qualquer tipo de preconceito.

Mobilidade às cidades de Istambul, Karabük e Safranbolu (Turquia) - maio 2022

No âmbito do Projeto Erasmus+ “Unesco Culture Ambassadors” realizou-se, entre os dias 9 e 13 de maio, uma mobilidade às cidades de Istambul, Karabük e Safranbolu (Turquia), que reuniu os parceiros de Espanha, Eslováquia, Lituânia, Portugal e Turquia.

O projeto tem como principal objetivo o conhecimento do património material e imaterial dos países parceiros (locais considerados Património Mundial da UNESCO, tradições, contos e lendas, artes performativas, práticas em sociedade, artesanato, festas e romarias), indo ao encontro a um dos principais objetivos educacionais da União Europeia "Criar indivíduos com uma herança cultural comum”.

Neste âmbito, cada grupo apresentou aos restantes parceiros, trabalhos elaborados ao longo dos últimos meses subordinados ao tema do projeto “Património Mundial da Unesco”. Durante a mobilidade foram realizadas diversas atividades que promoveram o desenvolvimento das competências de comunicação, nomeadamente do Inglês, o
desenvolvimento da consciência cívica dos alunos, como construtores de uma sociedade baseada no respeito, na tolerância, na aceitação e na compreensão do outro, promovendo, ao mesmo tempo, uma cidadania ativa e positivamente crítica.

No âmbito do Projeto Erasmus+ “Unesco Culture Ambassadors” realizou-se, entre os dias 24 e  28 de abril, uma mobilidade à Eslováquia (Stará Ľubovňa), que reuniu os parceiros de Espanha, Eslováquia, Lituânia, Portugal e Turquia.

O projeto tem como principal objetivo o conhecimento do património material e imaterial dos países parceiros (locais considerados Património Mundial da UNESCO, tradições, contos e  lendas, artes performativas, práticas em sociedade, artesanato, festas e romarias), indo ao  encontro a um dos principais objetivos educacionais da União Europeia “Criar indivíduos com uma herança cultural comum”.

Neste âmbito, cada grupo apresentou aos restantes parceiros, provérbios usados no seu país. Durante a mobilidade foram realizadas diversas atividades que promoveram o desenvolvimento das competências de comunicação, nomeadamente do Inglês, o desenvolvimento da consciência cívica dos alunos, como construtores de uma sociedade baseada no respeito, na tolerância, na aceitação e na compreensão do outro, promovendo, ao mesmo tempo, uma cidadania ativa e positivamente crítica. Os alunos tiveram, ainda, oportunidade de assistir a aulas, realizar atividades culturais e recreativas e visitar lugares considerados Património da Unesco.