“Desafios da Engenharia!”

O Programa Engenheiras Por Um Dia é uma iniciativa do Governo, coordenado pela Comissão de Igualdade de Género (CIG), que promove, junto das estudantes de ensino não superior, a opção pelas engenharias e pelas tecnologias, desconstruindo a ideia de que estas são domínios masculinos. No âmbito das várias atividades previstas por este programa, no dia 19 de dezembro, foi realizada a atividade “Desafios da Engenharia”, junto dos alunos do ensino secundário de Ciências e Tecnologias e Ciências Socioeconómicas. A atividade consistiu na criação de momentos de experimentação de caráter prático, através de desafios com vários conceitos de engenharia subjacentes.
Durante a manhã os alunos do 12.º ano participaram na sessão Engenharia Elétrica – sistemas elétricos de energiadinamizada por professores do departamento de Engenharia Eletrotécnica do Instituto Politécnico do Porto. Através de uma experiência prática os alunos exploraram conceitos básicos de engenharia e concretizaram a sua aplicabilidade na sociedade atual. 
Durante a parte da tarde, os alunos do 11.ºano participaram na atividade Matemática e a sua aplicação a desafios de engenharia, com a participação de professoras do departamento de matemática do ISEP, que através da app asymptote aplicaram de forma prática e lúdica a matemática a desafios de engenharia

Agrupamento de Escolas Santos Simões 2022