Mobilidade Erasmus+ – “Unesco Culture Ambassadors”

No âmbito do Projeto Erasmus+ “Unesco Culture Ambassadors” realizou-se, entre os dias 9 e 13 de maio, uma mobilidade às cidades de Istambul, Karabük e Safranbolu (Turquia), que reuniu os parceiros de Espanha, Eslováquia, Lituânia, Portugal e Turquia.

O projeto tem como principal objetivo o conhecimento do património material e imaterial dos países parceiros (locais considerados Património Mundial da UNESCO, tradições, contos e lendas, artes performativas, práticas em sociedade, artesanato, festas e romarias), indo ao encontro a um dos principais objetivos educacionais da União Europeia “Criar indivíduos com uma herança cultural comum”.

Neste âmbito, cada grupo apresentou aos restantes parceiros, trabalhos elaborados ao longo dos últimos meses subordinados ao tema do projeto “Património Mundial da Unesco”. Durante a mobilidade foram realizadas diversas atividades que promoveram o desenvolvimento das competências de comunicação, nomeadamente do Inglês, o desenvolvimento da consciência cívica dos alunos, como construtores de uma sociedade baseada no respeito, na tolerância, na aceitação e na compreensão do outro, promovendo, ao mesmo tempo, uma cidadania ativa e positivamente crítica.