Desafios SeguraNet – 1.º ciclo

  • No âmbito da participação na 15.ª edição do concurso Desafios SeguraNet, dinamizados no âmbito do Centro de Sensibilização SeguraNet e promovidos pela Direção-Geral da Educação, a turma do 1.° CA, da EB Cruz de Argola, desenvolveu os seguintes trabalhos:
  •  Desafio 1 –  “Bullying e Ciberbullying: prevenir e agir (1.º Ciclo)!

o   Produção de Podcasts

  •  Desafio 2 – Dependência On-line “Usas a Internet com moderação (1.° Ciclo)?”

o   Criação de uma BD (Banda Desenhada) dos temas: Há vida off-line; Jogos On-line (Gaming); Será que o uso de ecrãs pode influenciar a nossa alimentação? Tablets e Telemóveis, quando e quanto tempo devo usar? Dependência On-line e Saúde.

  •  Desafio 3 – “Não ao Discurso do Ódio (1.° Ciclo)

o   Criação de uma história colaborativa com recurso ao Padlet, através de um desencadeador inicial. 

 Este concurso é uma iniciativa enquadrada nas ações estratégicas de ensino, orientadas para o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, definidas nas Aprendizagens Essenciais da disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e nas Orientações Curriculares para as TIC, no 1.º Ciclo, no domínio da Cidadania Digital. 

 Os desafios foram dinamizados no âmbito da disciplina Cidadania e Desenvolvimento, nos domínios: Direitos Humanos; Saúde; Media, Literacia Financeira e Educação para o Consumo e Segurança, Defesa e Paz e, de uma forma transversal, a todos os contextos educativos. 

 Os objetivos dos desafios era alertar os alunos e professores para a relevância das questões relacionadas com a utilização esclarecida, crítica e segura das tecnologias de informação e comunicação, nomeadamente da Internet; fomentar o debate de questões relacionadas com a Cidadania Digital e estimular o sentido crítico dos alunos enquanto utilizadores de meios tecnológicos.”

Agrupamento de Escolas Santos Simões 2022